O que é Social Media?

O Social Media é o profissional responsável pela gestão de uma ou várias plataformas de redes sociais além disso realiza o gerenciamento de blog e sites.

Por mais que a profissão tenha como base a publicação de posts e o relacionamento com usuários, existe um mundo de tarefas e responsabilidades. 

A principal responsabilidade de um Social Media é passar para o público nas redes sociais a essência de uma marca, ou seja, monitora e criar conteúdo relevante, que desperte interesse para o público a ser atingido e gere engajamento.

Os conteúdos propriamente ditos, assim como a oferta do serviço ou produto, acabam se transformando em uma simples consequência quando a estratégia é criada com o devido propósito e uma compreensão verdadeira acerca da audiência.

Como é a rotina do profissional?

Conforme já falamos, a publicação de conteúdo é apenas uma das várias responsabilidades do Social Media. Listamos as principais tarefas que fazem parte do dia a dia do profissional.

Planejamentos

Planejar é uma maneira de conseguir alcançar melhor seus objetivos. É importante que o planejamento não seja algo inflexível, mas apresenta um caminho de possibilidades e postagens para o social media.

Com um planejamento, o social media poderá acompanhar e metrificar os objetivos para definir se as metas iniciais estão sendo alcançadas ou será necessário corrigir o planejamento.

É importante organizar as publicações conforme o dia e os horários da semana. Cada rede social tem um momento que a maioria dos usuários estão acessando a rede. Ter atenção a esses horários ajuda a aumentar as possibilidades de visualização.

Conteúdo

É importante fazer um calendário mensal, e publicar os conteúdos estrategicamente a partir dos melhores dias e horários da página. As informações são facilmente entregues pelas próprias redes sociais ou por programas que fazem o gerenciamento dos perfis.

Análise de dados

É importante estabelecer um período regular para a elaboração e análise de relatórios para mostrar para o superior que seu trabalho está tendo resultados para empresa. 

O mais comum é que eles sejam gerados no início ou no final de cada mês. Nos documentos, estão expostas várias métricas importantes como o alcance, engajamento, comentários, curtidas, informações estratégicas sobre gênero, cidade e idade do público.

Qual é a aplicação do trabalho do social media?

Por ser uma profissão cada vez mais em ascensão no mercado, o social media é responsável por atualizar, monitorar e gerar conteúdo de uma marca ou empresa nas redes sociais. Eles são, realmente, os meios necessários para ligar pessoas às marcas.

Como a interação nas redes é possível estabelecer um padrão de linguagem para o negócio, abordando os assuntos de maneira descontraída ou mais formal.

Essa comunicação é uma maneira de o negócio se apresentar para o seu público, mostrando como gostaria de estabelecer a conversa com os potenciais clientes e consumidores.

Quais são os desafios do social media?

Nessa profissão tem momentos de frustrações, em que o profissional elabora um conteúdo acreditando que alcançará grandes resultados, mas tem uma resposta contrária do público.

Entretanto, essa é uma oportunidade de conhecer melhor os consumidores e melhorar a estratégia para a marca. O social media precisa estar sempre disposto a reorganizar a sua capacidade criativa por meios estratégicos que promovam o crescimento da marca e as oportunidades de mais negócios.

Mercado de atuação do social media

Por ser uma profissão nova tem muito mercado de trabalho, desde pequenas empresas até empresas de grande envolvidas no processo de planejamento, monitoramento das redes sociais algumas empresas têm setores internos  para atender a demanda. 

O social media pode trabalhar em agência de publicidade, agências digitais ou até mesmo em casa como freelancer. 

Lembrando o social media é essencial para facilitar a comunicação entre clientes e empresa, construir relacionamentos sólidos com a marca, disponibilizar conteúdos relevantes, criar estratégias promocionais criativas e aumentar a credibilidade e visibilidade da empresa na web. Sim, é muita responsabilidade!