Em 2020, é preciso ampliar seus conhecimentos sobre o marketing digital. Afinal, acompanhar as mudanças de preferências do público e ficar por dentro das tendências que surgem a cada dia é fundamental para se destacar.
1. Aumento da personalização da experiência
Se você acessar qualquer rede social, irá notar que o feed traz, com frequência, recomendações baseadas em sua experiência na internet.
Os assuntos que você mais se interessa, os canais que você mais acessa e até perfis de pessoas/marcas que você talvez conheça são oferecidos.
Nada disso é por acaso. A personalização dos conteúdos para agradar ao usuário é uma tendência que está sendo desenvolvida há algum tempo e promete alcançar seu ápice em 2020.
A personalização nos envios de ofertas e no oferecimento de newsletters já é algo considerado essencial, em 2020, receberá ainda mais atenção.
2. Vídeo Marketing
O vídeo tem se tornado cada vez mais importante no marketing digital. O consumo de vídeo tem aumentado surpreendente, essa tendência continuará em alta nos próximos anos.
E vale lembrar que vídeo não se trata somente do YouTube, apesar da plataforma ser mais utilizada. Mas você pode utilizar os stories do Facebook e do Instagram, o IGTV e fazer transmissões ao vivo. Tendo diversas possibilidades.
3. Conteúdos em áudio
O áudio é um novo meio que vem se popularizando no Marketing Digital, principalmente por meio do podcast.
Os benefícios do podcast são: acessibilidade, reconhecimento de marca, gerar relações de confiança e preço. Se o podcast trouxer um conteúdo considerado de valor, seu efeito no público será enorme.
Os resultados são vários podemos citar o aumento do alcance orgânico da sua marca entre outros, vai depender do segmento da sua empresa e o conteúdo do podcast.
4. Aplicativos de Mensagens
O uso de redes sociais para interagir com consumidores foi uma das grandes revoluções proporcionadas pelo marketing digital.
O sucesso na comunicação via mensagem direta em redes sociais têm se expandido diariamente, dessa forma as empresas estão trabalhando cada vez mais nas funcionalidades aplicando em outros meios de comunicações, nos quais eram usados apenas para uso pessoal.
É o caso do WhatsApp, cujas funcionalidades já vem sendo utilizadas para vendas há algum tempo. A tendência é que isso aumente e se expanda para outras áreas, como a nutrição de leads.